1.     ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

   1.1.    Radiação Solar

1.1.1.    Tipos de Radiação Solar

      O resultado da radiação solar incidente sobre um receptor pode ser dividido em três componentes:

  • Radiação direta: constituída por todos os raios que são recepcionados pelo receptor em linha reta com o sol;
  • Radiação difusa: é a luz solar recebida indiretamente, proveniente da ação da difração nas nuvens, nevoeiro, fumaças, poeiras em suspensão e outros obstáculos presentes na atmosfera;
  • Radiação *albedo: parte da energia recebida sobre a superfície terrestre é reenviada para o espaço sob forma de energia refletida. As nuvens, as massas de gelo e neve e a própria superfície terrestre são razoáveis refletores, reenviando para o espaço cerca de 30 a 40% da radiação recebida. A esta razão entre a radiação refletida e incidente chama-se *albedo. 

              *Albedo é uma medida relativa da quantidade de luz refletida, o que ocorre sobre superfícies de maneira direta ou difusa. É portanto uma medida da refletividade da superfície de um corpo. A palavra deriva do latim albedus (=”esbranquiçado”), a partir de albus (=”branco”).

radiacao

 Radiação total

radiacao total

 A superfície da terra recebe anualmente um valor aproximado de 1,5 x 1018 kWh de energia solar. Este valor é 10 mil vezes superior ao consumo mundial anual de energia.

1.1.2.  Estações de medição da radiação no Brasil

 Localização das Estações Piranométricas e Actinográficas cujas informações foram utilizadas para elaboração das Cartas de Isolinhas de radiação solar global diária, médias mensais e anual.

estacoes de medicao

 Fonte: CRESESB

 1.2.3  Mapa Brasileiro de irradiação solar

irradiacao solar